sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A catedral de Gaudí

Recebi hoje uma apresentação sobre a maravilhosa obra de arte viva de Antoni Gaudí, famoso arquiteto catalão, o Templo da Sagrada Família. É uma beleza brutal e ao mesmo tempo delicada, ousada e imponente. A foto ao lado é da maquete inicial para a construção do templo, datada de 1998.
Gaudí é conhecido por fazer extenso uso do "arco parabólico catenário", que se utiliza das formas comuns na natureza. 
Era chamado de "arquiteto da natureza" por esse traço marcante em seus trabalhos. Para fazer isso, Gaudí se utilizada de um método de trabalho incomum para a época, utilizando-se de modelos tridimensionais em escala, criadas por ele mesmo, moldadas pela gravidade (!!!): para isso, Gaudí usava correntes metálicas presas pelas extremidades, quando elas ficavam estáveis, ele copiava a forma e reproduzia-as ao contrário, formando suas conhecidas cúpulas catenárias. Genial, heim?! 

O templo é também conhecido simplesmente como Sagrada Família. É um grande templo católico da cidade catalã de Barcelona (Espanha). Todo desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã.



Financiado unicamente por contribuições privadas, o projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze de forma exclusiva.






A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e não se estima a conclusão para antes de 2026, centenário da morte de Gaudí. Em de setembro de 2010 foi definida a conclusão do interior e abertura para cultos e visitas.

O início da obra 
começou em estilo neogótico, mas o projeto foi reformulado completamente por Gaudí ao assumi-lo. O templo foi projetado para ter três grandes fachadas: a "Fachada da Natividade", quase terminada com Gaudí ainda em vida, a "Fachada da Paixão", iniciada em 1952, e a "Fachada da Glória", ainda por completar.






Segundo o seu proceder habitual, a partir de esboços gerais do edifício, Gaudí improvisou a construção à medida que esta avançava. O templo, quando estiver terminado, disporá de 18 torres: quatro em cada uma das três entradas-portais, a jeito de cúpulas; irá ter um sistema de seis torres, com a torre do zimbório central dedicada a Jesus Cristo, de 170 metros de altura, outras quatro ao redor desta, dedicadas aos evangelistas, e um segundo zimbório dedicado à Virgem. O interior será formado por inovadoras colunas arborescentes inclinadas e abóbadas baseadas em hiperboloides e paraboloides buscando a forma da catenária.





Estima-se que poderá levar no seu coro 1500 cantores, 700 crianças e cinco órgãos. Em 1926, ano em que faleceu Gaudí, apenas estava construída uma torre. Do projeto do edifício só ficaram planos e um modelo em gesso que resultou muito danificado durante a Guerra Civil Espanhola. Desde então prosseguiram as obras: atualmente (2011) estão terminados os portais da Natividade e da Paixão, e foi iniciado o da Glória, estando em construção as abóbadas interiores.

Na Wikipédia, tem muito mais informações detalhadas sobre a construção, desde o início, desse grande patrimônio da humanidade. Vale a pena uma visita para saber mais.

Clique aqui e veja a apresentação completa com 32 fotos sobre a obra!
Fonte: Wikipédia

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis