quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Arte diferenciada

Todo artista ao longo de sua carreira, procura sempre inovar sua produção, procurando caminhos diferenciados com experimentos e técnicas, afim de aprimorar seu trabalho e descobrir novas formas para o fazer artístico. Seguindo essa linha de raciocínio, o artista Aécio Sarti decidiu organizar a mostra "Ensaios", na qual mostra essas experiências para o público. A exposição pode ser vista na Casa de Cultura de Paraty.
- - - - - - - - - -

Produção artística
Artista utiliza materiais inusitados como lona de caminhão, sacos de cimento e velas de barco para criar suas telas
Em: 10/01/12
Por: Débora R. Anibolete, para o jornal Diário do Vale


A exposição do artista Aécio Sarti, atualmente na Casa de Cultura de Paraty, traz as últimas criações do artista e conta somente com obras inéditas.

"Essa mostra é uma espécie de brincadeira que eu fiz com o processo criativo. São os ensaios que eu venho realizando nos últimos meses, usando técnicas diferentes e novos suportes para as minhas obras" - explica o artista.

A exposição é composta por 25 trabalhos, que trazem figuras humanas pintadas em telas feitas de materiais reciclados, como lona de caminhão, sacos de cimento e velas de barco usadas. As peças chamam a atenção pela riqueza de cores e pelos tamanhos grandiosos, elementos que são a marca do trabalho de Aécio.

"Sempre gostei de pintar pessoas. É uma fascinação que eu tenho desde que comecei a pintar. Também costumo utilizar materiais diferentes para pintar, e faço telas de grande porte. Nessa exposição, por exemplo, todos os trabalhos têm mais de um metro e meio e alguns chegam até a dois metros de altura" - destaca Aécio.

Entre as imagens mais intrigantes, o artista ressalta as peças "Soraia", "Bela" e "Perfume Barato", que retratam três mulheres com identidades distintas.

"Nos meus trabalhos anteriores, eu sempre retratava os rostos humanos com expressões serenas. Essa exposição traz uma tela diferente, na qual eu pintei uma mulher com expressões fortes, parecendo uma vampira. Para criar um contraste, fiz uma peça que é o oposto, com uma mulher de feições meigas. Tem também outra tela, que traz uma senhora que usa muitas cores que não combinam entre si" - elege.

Acostumado a deixar seu trabalho exposto permanentemente em seu ateliê, que está sempre com as portas abertas, o artista decidiu montar uma exposição tradicional pela primeira vez na cidade, onde mora há cerca de sete anos.

"Costumo dizer que meu ateliê é uma porta aberta. Desde que me mudei para a cidade, sempre permiti que as pessoas entrassem para conhecer o meu trabalho. Sempre recebo moradores da cidade, turistas, crianças, estudantes e deixo que eles vejam como é a produção artística dentro de um ateliê. Acho fantástico esse contato com o público. Gosto de conversar com as pessoas e explicar como produzo as minhas obras" - conta.

Nascido em Aracaju, em 1959, Aécio Sarti começa a se dedicar à pintura ainda na infância. Aos 14 anos, já vende suas obras pela cidade, antes mesmo de ter sua primeira aula de arte, o que só acontece quando ele já completa 16 anos. Em 1978, Aécio muda-se para os Estados Unidos, usando o dinheiro que consegue com a venda de suas telas. No país, o artista estuda artes no Colorado Institute of Artsen Denver.
De volta ao Brasil, Aécio consegue se consolidar no meio artístico e se firma como artista de renome internacional, realizando exposições em vários lugares pelo mundo.

Expõe seus trabalhos em galerias nos Estados Unidos, Espanha, Buenos Aires e em Santiago de Compostela. Tem colecionadores de suas obras no mundo inteiro e frequentemente recebe convites para produzir novas exposições.

Após passar por muitos lugares, há sete anos o artista decide fixar-se em Paraty, local com o qual ele afirma ter uma ligação especial: "Eu ouvia falar sobre Paraty e tinha muita curiosidade de conhecer a cidade, mas nunca conseguia ter uma oportunidade. Quando finalmente tive uma chance, resolvi me mudar direto para a cidade, sem saber como seria e não me arrependo. Hoje posso dizer que encontrei meu lugar. Aqui me sinto querido e tenho o meu trabalho reconhecido pelos moradores. Por isso essa exposição para mim é muito especial, pois é um momento em que apresento o meu trabalho no lugar que escolhi para ser a minha cidade" - conta, emocionado.

 . . . . . . . . . .
“Ensaios”
Onde: Casa de Cultura de Paraty - Rua D. Geralda, nº 177, Centro Histórico.
Quando: até 07 de fevereiro de 2012
Horário: de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h30.
Contato: (24) 3371-2325

1 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Anônimo disse...

Bridal Hair Styles

ShareThis