segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Guerra e Paz em Sampa

Elas ficaram muito tempo escondidas do grande público, no hall de entrada da Assembleia geral da ONU em Nova York - local de acesso restrito aos delegados das nações. Nem mesmo durante visitas guiadas à ONU as obras podiam ser vistas pelo público, por razões de segurança. Então, depois de estreiar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, pela primeira vez elas estão sendo exibidas em São Paulo, no Memorial da América Latina, de 07 de fevereiro a 21 de abril.

Encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), a obra de Portinari retrata o resumo da vida humana, com injustiças, violência e miséria. Na obra, a guerra é representada em cores vibrantes e chocantes pela figura de mães que perderam seus filhos – em uma alusão à Pietà, de Michelangelo. Por sua vez, a paz é retratada em tons pastel por, entre outras figuras, crianças em gangorras e balanços, pendendo no ar como anjos, conforme era a intenção do artista.

Proporção do tamanhos dos paineis com uma pessoa adulta de tamanho médio
Em 2007, o anúncio de uma grande reforma no edifício sede da ONU entre 2010 e 2013 proporcionou a oportunidade inédita de expor os paineis Guerra e Paz no Brasil e no exterior. Resultado de mais de três anos de empenho e articulações do Projeto Portinari com o Governo Federal, instituições internacionais e empresas estatais e privadas, finalmente, com o apoio financeiro do BNDES, o Projeto Guerra e Paz é, hoje, uma realidade.

Em dezembro de 2010, o retorno de Guerra e Paz ao Brasil foi celebrado com a exposição dos paineis no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com entrada franca. O evento reuniu mais de 44 mil pessoas em apenas 12 dias. Em seguida, os paineis foram restaurados em ateliê aberto, no Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, por onde passaram mais de 6 mil visitantes em 4 meses.

Neste momento, o Projeto Portinari planeja a exposição Guerra e Paz, de Portinari em São Paulo. Além de apresentar os paineis restaurados, a exposição reunirá cerca de 100 dos estudos preparatórios de Portinari para Guerra e Paz, estes em première mundial (nem o próprio pintor teve a oportunidade de vê-los em seu conjunto).


São Paulo será o ponto de partida para a itinerância internacional da exposição durante 2012 e 2013, articulada com o Itamaraty, que pretende levar Guerra e Paz entre outras cidades à Hiroshima e à Oslo, por ocasião da entrega do Prêmio Nobel da Paz.

Além da fundamental parceria com o BNDES, outras empresas e instituições dedicaram especial, com confiança e apoio para a concretização de todas as etapas do Projeto Guerra e Paz, que contou com o patrocínio da BFRE, do O Boticário, do Banco do Brasil e dos Correios, além da Queiroz Galvão Exploração e Produção e da Redecard. O Projeto contou ainda com o inestimável apoio da ONU, do Ministério da Cultura, do Itamaraty, da Funarte, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da PUC-Rio, da Rede Globo, do InfoGlobo e da Galeria Dom Quixote.


Fonte: Viaje Aqui
Acesse também: Guerra e Paz

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis