Pois é, depois de tanto disse me disse sobre o crime ambiental ocorrido aqui na minha cidade, depois de tantos relatos da população e de tanta tristeza ao ver aqueles milhares de peixes mortos, capivaras e até passarinhos (isso mesmo! Uma amiga disse que viu muitos passarinhos mortos à beira do Rio Paraíba), a empresa Servatis recebeu da Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca), da Secretaria Estadual do Ambiente, uma multa de 33 milhões de reais e pode até fechar. Muitos funcionários foram mandados embora e a empresa admite que o vazamento de endosulfan foi de 8 mil litros - ao contrário do que foi divulgado na semana do dia 18/11: 1,50 mil litros. A empresa terá o prazo de 15 dias para pagar ou entrar com um recurso contra a multa. Ou seja, além de poluir o ambiente muitas pessoas ainda vão pagar pelo feito da empresa.
A Servatis foi responsável pelo vazamento do produto químico no Rio Pirapetinga, alfluente do Paraíba, que causou a paralisação do abastecimento de água em 7 cidades da região e a morte de centenas de milhares de peixes.
A chamada "pluma tóxica" tem provocado mais mortes de peixes e animais ribeirinhos pelas cidades por onde passa. O monitoramento que vem sendo feito permite esse acompanhamento e e no dia 26/11 registrou que o produto químico chegou em Itacoara, Pureza, Cambuci e Portela, onde as captações de água também foram interrompidas por precaução.
A Secretaria Estadual do Ambiente, está elaborando um laudo sobre os impactos do crime e estudam um defeso emergencial para que ocorra a recomposição das espécies atingidas.
fonte: jornal Diário do Vale e Secretaria do Estado do Ambiente
Leia mais:
Anunciadas medidas de Socorro ao Rio Paraíba do Sul (
>>> listening .......... heartbeat//madonna
MEMÓRIA PRIMOROSA
Há uma semana
1 CLIQUE AQUI E COMENTE!:
Mas é sempre assim, Sibucs. Vc lá tinha alguma dúvida de quem pagaria o pato?
Postar um comentário