quarta-feira, 14 de abril de 2010

Catedral de Sementes




Tava passeando pela internet e descobri essa matéria no site da Superinteressante. Trata-se de exposição chamada "World Expo 2010" que vai falar sobre a diversidade de culturas nas grandes cidades, prosperidade econômica, inovação em ciência e tecnologia, remodelagem das comunidades nas cidades e interação rural e urbana. Começa no dia 1º de maio e vai até 31 de outubro deste ano, conta com a participação de mais de 200 países e deve receber 70 milhões de visitantes. O tema desse ano é "Better City, Better Life (Cidade Melhor, Vida Melhor)".

Entre os pavilhões da exposição, destaca-se a Catedral de Sementes, do Reino Unido. Com o tema, “Baseando-se no Passado, Moldando nosso Futuro”, a estrutura tem aproximadamente seis mil metros quadrados e é feita com mais de 60 mil finos bastões de acrílico transparente, contendo sementes de plantas diversas, que representam “a diversidade da natureza e o potencial da vida”. No video dá pra ter a exata noção de como isso funciona e é lindo.

Em volta, o piso se assemelha a um papel amassado, como se um pacote tivesse sido desembrulhado, revelando uma verdadeira jóia. Um dos objetivos do pavilhão lembrar a existência do Projeto Banco de Sementes do Milênio, que se preocupa com a conservação das espécies, criado em 2000.

Na obra, os visitantes serão convidados a tocar os bastões de acrílico e tentar reconhecer os diferentes tipos de sementes de plantas. Durante o dia, os bastões funcionam como filamentos de fibra ótica que aproveitam a luz natural para iluminar o interior do pavilhão. À noite, fontes de luz instaladas em cada bastão fazem a estrutura inteira brilhar.

O projeto é inspirado no antigo prédio britânico que recebeu a primeira World Expo, o Crystal Palace, mas pegou fogo há meio século. Feito de metal e vidro, ele era considerado uma das estruturas mais bonitas do planeta e se tornou um ícone de um mundo mais justo.

O video não tem som (uma pena) mas dá pra se ter ideia de como vai funcionar a Catedral de Sementes.

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis