quinta-feira, 6 de maio de 2010

Grandes Pintores | Pablo Picasso

A tela 'Nu au plateau de sculpteur', do "meu" pintor espanhol Pablo Picasso, bateu o recorde de obra de arte mais cara vendida em um leilão no mundo. Também pudera, o cara era um gênio, um dos grandes expoentes da arte no século XX.


Meu querido Pablo Picasso nasceu na Espanha em 1881. O talento dele para o desenho e artes plásticas foi observado desde a infância e por isso se destacou em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica.

As obras dessa magnífica figura podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores. A Fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominou obviamente os tons de azul. Nesta fase, ele dá uma atenção toda especial aos grupos marginalizados pela sociedade, com elementos simbolizando a tristeza e a melancolia, que dá para perceber bem na obra que eu selecionei abaixo.


A obra "La Vie" (1903) marca a fase azul de Picasso.

Na Fase Rosa (1905-1907), predomina as cores rosa e vermelho, e as obras ganham uma conotação lírica. O rosa simboliza o otimismo e a alegria, mas utilizando modelos que são tristes. Para isso ele utiliza o mundo nostálgico dos arlequins e dos palhaços. Selecionei uma das minhas favoritas dessa fase:
 
"Saltimbanquis" (1905) uma das telas da fase Rosa.

Depois disso, Picasso recebe a influência de outro ícone muito importante na história da arte - o artista Cézanne. Ali ele desenvolve o estilo artístico conhecido como Cubismo.
O marco inicial deste período é a obra "Les Demoiselles d'Avignon" (1907) , cuja característica principal é a decomposição da realidade humana - um marco nas artes plásticas. Esta foi a primeira grande revolução da pintura contemporânea. É neste período que ele endurece geometricamente as formas das suas figuras.
Nessa época aconteceu também o Período Africano (1907–1909), que começa com duas figuras inspiradas na África que aparecem nesse quadro Les Demoiselles d'Avignon e é a partir desse momento que acontece de fato o famoso Cubismo.

 
"Les Demoiselles d'Avignon" (1907)
[Reparem nas duas figuras do lado direito da 
tela com as máscaras no rosto]

Já em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), Picasso pinta seu mural mais conhecido: "Guernica". Esta obra já pertence ao estilo Expressionismo e mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica. Nele, podemos observar em cada elemento pictórico presente, momentos de desespero e medo: pessoas fugindo, uma mãe com a criança morta nos braços, a expressão de medo nos animais e um braço que entra ela porta com uma luminária tentanto "clareas" esse momento obscuro.

 
"Guernica" (1937)
[Clique na imagem para vê-la ampliada]

Na década de 1940, Picasso volta ao passado e pinta diversos quadros retomando as temáticas do início de sua carreira. Neste período, passa a dedicar-se a outras áreas das artes plásticas: escultura, gravação e cerâmica.

Já na década de 1960, começa a pintar obras de artes de outros artistas famosos como "O Almoço Sobre a Relva" de Manet e "As Meninas" de Velázquez.


Já com 87 anos, Picasso realiza diversas gravuras, retomando momentos da juventude. Nesta última fase de sua vida, aborda as seguintes temáticas: a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo. Morreu em 1973 numa região perto de Cannes, na França deixando um legado inominável para a humanidade.

 
"Corrida I" (1960)
"En La Playa" (1961)


♦ Texto: Cíntia Sibucs
♦ Imagens: All Posters e Google


 Sim, eu invejo essas pessoas! Rsrsrrsr!

6 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Miss Luca disse...

Adoorreeiii o post !!!
Adoro Picasso também !!!
Tenho a sorte de nas minhas "andanças" por aí conhecer muitas obras originais dele.
Há alguns anos na Oca do Ibirapuera em São Paulo aconteceu uma grande mostra que estive presente, foi sensacional. Já o Guernica é monumental e está no Museu Reina Sofia na Espanha que tem outras assemblages dele tb, D+, muito bom mesmo, é muito desenho ...
Já as "Mademoiseles" ainda não conheço ... mas tá na minha listinha ...
Ele vale cada $$$$$$$$$$ aplicado.
Bjs

CS Empreendimentos Digitais disse...

Brigaduuu Luca!
Adoro suas visitas.
Vc tem q dividir seu conhecimento artístico por aqui, qdo quiser me enviar alguns de seus escritos, fique à vontade.

bjs!

Giovana disse...

Noossa, como me sinto chique visitando esse blog! Cíntia, sabe que achei ele parecido com seu pai?!

Anônimo disse...

Ai, eu adoro Picasso, mas eu queria mesmo era ver "de perto" algumas de suas obras. Meu Deus, como pode alguém produzir arte tão bela e significativa? Que talento!!! Cintia, eu sempre estou por aqui, mas evito comentar porque não tenho conhecimento suficiente, nem para dar uns pitacos. Apenas sou fascinada pela arte, só isso. Beijo grande.

CS Empreendimentos Digitais disse...

Oi Gi! Sabe q depois q v flaou passei a achá-lo parecio tb??? Rsrsrsr!

CS Empreendimentos Digitais disse...

Marli, adoro suas visitas! E pode comentar a vontade, aqui estamos aprendendo juntos.

bjs!

ShareThis