Oi Gente! Hj vim trazer pra vcs um pouco da vida desse gênio da arte mundial. Um dos meus artistas favoritos, pesquisei todo esse post na minha coleção de artistas publicado pela Livraria da Folha em 2007.
Com vocês:Vincent Van Gogh!
Beijos,
Cintia
- - - - - - - - - -
Entre a loucura e a genialidade["Autorretrato" - 1889, óleo sobre tela] |
Detentor de uma força espiritual tão extraordinária como incontrolável, o pintor holandês encontrou - quiçá como um exercício de sobrevivência - o modo de expressar paixões e sentimentos que brotavam de sua mente doentia e de sua alma atormentada. Com esses precedentes, reunidos e por meio de um novo código de cores, linhas e composições, Van Gogh conseguiu mostrar como um artista vê, entende e sente o mundo que o rodeia.
Com pinceladas expressivas e carregadas de energia, com cores provenientes do coração - e não somente da contemplação - e com uma incrível capacidade de transformar a natureza observada em sensações que chegam à alma, Van Gogh criou uma linguagem artística pessoal e inimitável. Embora seu estilo tenha sido ignorado e até desprezado pla maior parte de seus contemporâneos, teria uma influência decisiva no desenvolvimento das principais correntes artísticas do século XX.
["O Café de Noite" - 1888, óleo sobre tela] |
Nesse sentido, como costuma ocorrer na vida daqueles que puseram seu talento a serviço da inovação, mas desfrutaram de uma vida breve e intensa, o pleno reconhecimento da genialidade artística de Van Gogh não surgiu antes de sua morte. Surpreende saber, por exemplo, que sua frenética e quase obsessiva capacidade criativa o levou a pintar 879 quadros em menos de uma década - entre dezemdro de 1881 e julho de 1890. Apesar disso, o artista vendeu apenas uma obra, "A Vinha Vermelha" negócio fechado por uma quantia insignificante, cerca de 400 francos à época. O preço torna-se ainda mais irrisório quando comparado aos mais de 82 milhões de dólares pagos em 1990 pelo retrato "O Dr. Gachet", valor recorde até então.
["Os Comedores de Batatas" - 1885, óleo sobre tela. Uma das obras-primas do artista | .] |
["Dois Girassóis Cortados" - 1887, óleo sobre tela.] |
["A Casa Amarela" - 1888, óleo sobre tela.] |
["O Quarto de van Gogh em Arles" - 1889, óleo sobre tela.] |
Para compreender com certa precisão a vida desse gênio, devem ser levados em consideração dois fatos fundamentais: a relação com seu irmão Theo e sua doença. A difícil trajetória da vida de Vincent - agravada especialmente pela precária situação econômica - só teve continuidade graças aos cuidados materiais e morais que seu irmão, quatro anos mais novo, garantiu: deu-lhe dinheiro para sobreviver, aconselhou-o em todos os momentos, sacrificou-se para ajudá-lo.
["A Noite Estrelada" - 1889, óleo sobre tela.] |
["Campo de Trigo com Ciprestes" - 1889, óleo sobre tela.] |
Na verdade, ainda que a arte tenha, por vezes, funcionado como válvula de escape de seus conflitos emocionais, ela não foi suficiente para livrá-lo completamente de suas constantes depressões e dos ataques de loucura. Vítima desse desequilíbrio vital, Van Gogh acabou por tirar a própria vida em 1890, aos 37 anos.
["A Sesta (depois de Millet)" - 1889, óleo sobre tela.] |
["Campo de Trigo com Corvos" - 1890, óleo sobre tela.] |
["Os Girassóis" - 1888, óleo sobre tela.] |
Fonte: Coleção Folha - Grandes Mestres da Pintura, 2007.
Fotos: Google
2 CLIQUE AQUI E COMENTE!:
Toda vez que vejo a obra "O Quarto de van Gogh em Arles", tenho uma sensação estranha, de já conhecer tal cômodo...
Giovana, não admiro vc ter essa sensação. Muitas pessoas tem as mais diversas sensações quando se deparam com as obras de Van Gogh. É estranho, mas parece algo até espiritual.
Um amigo nosso, em uma exposição certa vez, passou mal e não conseguiu ficar na sala onde estavam as obras reunidas. Aliás, ele não consegue fitar as telas de Van Gogh.
A vida desse atista foi muito conturbada e ele conseguiu transmitir todo seu sofrimento para as telas, acho que por isso vem daí as mais variadas sensações que as pessoas em geral sentem.
Bjs!
Postar um comentário