terça-feira, 2 de agosto de 2011

Portinari!

Excelente oportunidade para ver obras raras do mestre!
Em São Paulo num dos museus mais legais de lá, o MAM.

Beijos
Cintia
- - - - - - - - - -

Portinari no MAM
Até o dia 11 de julho, os paulistans poderão deliciar-se com a exposição No ateliê de Portinari (1920-45), no MAM. E os fãs devem esperar por mais: Guerra e Paz virá a São Paulo.
20/07/11
Por: Fala Cultura

Quando se fala em Portinari (já falei dele aqui no blog), logo se imagina uma grande exposição com a retrospectiva de sua obra. Não. Não é isso que propõe o MAM.

"Ronda Infantil"
A exposição "No Ateliê de Portinari (1920-45)" foi concebida como recorte de uma fase de sua carreira, especificamente seu período de formação, vivida entre o Rio e Paris. O fio condutor é a busca de uma linguagem própria, enquanto o artista perambula por uma multiplicidade de estilos e temas, ainda sem uma feição própria. Tal proposta permite ao público apreciar obras menos conhecidas do pintor, como "Ronda Infantil" (1932) e "Nu" (1930), sem abrir mão da presença de quadros aclamados, como "Criança morta" (1944).

"Criança Morta"

A curadoria é de Annateresa Fabris, que, de acordo com o filho de Portinari, João Cândido, é a “intelectual que melhor entende a obra do meu pai”. Ponto para o MAM.

Apesar de toda mostra deixar qualquer fã de Portinari de queixo caído, um dos destaques é a exposição das (raras) obras abstratas do pintor. Apesar de não acreditar na “arte que fugia do assunto”, Portinari aventurou-se pelo gênero e os resultados estão lá, na parede do MAM, para todos verem.

"Catequese" (1941)


. . . . . . . . . .
"No Ateliê de Portinari (1920-45)"
Duração: 14 de julho a 11 de setembro de 2011
Onde: MAM | Museu de Arte Moderna de São Paulo - Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3)
Quando: De terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Quanto: R$ 5,50

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis