sexta-feira, 15 de abril de 2011

Conhecendo Artistas | Araquém Alcântara

Hoje eu trago pra cá um dos mais conhecidos e respeitados fotógrafos do Brasil, Araquém Alcântara.
Com 59 anos, Araquém nasceu na cidade de Florianópolis, SC. Mas foi em Santos, SP, para onde se mudou quando jovem, que o também jornalista começou sua carreira. Desde 1970, ele tem como um de seus cenários prediletos de trabalho a natureza brasileira.


Um dado muito curioso sobre o fotógrafo é o fato de ele ter documentado todos os parques nacionais do Brasil. O resultado desse trabalho todo nós podemos encontrar no livro “TerraBrasil”, produzido em 1997, e com 80 mil cópias vendidas. Atualmente, a obra está em sua décima primeira edição.


Fotografias de Araquém podem ser encontradas em diversos lugares do mundo como, por exemplo, no Museu do Café, no Japão, Centro Cultural Georges Pompidou, em Paris, Museu Britânico, em Londres, entre outros. Este último o chamou para produzir a capa do livro “Unknow Amazon”, uma exposição sobre etnografia da Amazônica.


Hoje, Alcântara é uma fonte de inspiração para os jovens fotógrafos. O seu currículo é invejável, com 42 livros sobre o assunto, 22 livros em co-autoria, três prêmios internacionais, 32 nacionais e 75 exposições individuais.





A primeira foto

No outro dia uma amiga, Marinilda, mostrava-lhe umas fotos bem comuns, de álbum de família, feitas por uma Yashica muito caseira. Ainda mexido por causa de um filme que assistiu na véspera (A Ilha Nua, de Kaneto Shindo - quase sem história mas com a força e a beleza da pura imagem, a foto como síntese do dizer) que o deixou em transe, tonto e abalroado, ele mal olhou as fotos. pediu a yashica emropestada, comprou três filmes preto e branco e à noite doi para um cabaré do porto onde costumava ouvir bandas de rock e, com sorte, a canja de algum famoso de passagem.
Lá estava ele, a câmara na mão, os dois filmes no bolso. nenhuma técnica na cabeça, nervoso como em toda primeira vez. Mesmo sem coragem para nada, obscuramente sabia que naquala Yashica, naqueles filmes, estava segurando uma vida. Saiu tarde, sem apertar o botão.
No ponto do ônibus, já amanhecia quando uma sas moças do cabaré passou e desafiou:

Quer fotografar, é? Quer fotografar? Pois então fotografa aqui. - levantou a saia e mostrou o sexo.

Foi sua primeira foto.



Depois disso, não parou mais. As palavras já não serviam, guaguejava nelas. O que interessava eram os livros de fotografias e imagens: Kurosawa, Bergman, Truffaut, Fellini, WElls e os grandes fotógrafos Cartier Bresson, Werner Bischoff, Ansel Adans, Ernest Haas.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Centro de Cultura Estação das Artes


O Centro de Cultura Estação das Artes juntamente com a Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação de Cultura, convidam para a abertura da Exposição:

(Tr)ação

De
Daniela Seixas
Jacqueline Siano
Isabel Carneiro
Mariana Katona Leal
Nena Balthar

Curadoria
Carla Hermann

(Tr)ação é um grupo que hesita em se chamar de coletivo – na percepção assumida de que, ao menos por enquanto, este é um vínculo de ideias e não de criações coletivas – e que pretende seguir como rede de discussões acerca dos trabalhos das artistas participantes.

Para todas importam o traço e o gesto, sejam eles praticados com desenhos de lápis em folhas de caderno, percebidos nos deslocamentos dos corpos no espaço ou alcançados através de rasgos e cortes de papel. Trazemos obras que estão em diálogo e tensão com o tempo acelerado do mundo, com o sistema das artes e com a vida.

Carla Hermann


 . . . . . . . . . .

"(Tr)ação"
Onde: Centro de Cultura Estação das Artes - Barra Mansa
Abertura: 15 de abil às 20h, com apresentação do Proj. Música nas Escolas
Quando: 16 de abril a 15 de maio de 2011
Horário: de segunda a domingo, das 10h às 18h.
Quanto: grátis
Contato: (24) 3323.0496 | estacaodasartes@bol.com.br

terça-feira, 12 de abril de 2011

Desisti de desistir. Por enquanto.

Pô, esses dias eu tava puta com um monte de coisas. Chateada com os quatro ônibus que eu pego todos os dias para ir trabalhar, chateada com umas coisas que a gente fica sabendo - e que vc não teve nada a ver com aquilo, mas os outros acham que vc tem e querem te cobrar, chateada com esses homens que aparecem na minha vida só para atrapalhar. Preciso emagrecer uns 10kg, mas depois dos 30 é tudo diferente! O metabolismo muda, seu corpo muda e nada é tão fácil como antes que com uma simples dieta tudo se resolvia. Vou para a academia todos os dias, uma hora de ginástica aeróbica de alto impacto mais exercícios localizados com pesos. Faço isso religiosamente há uns dois meses. Mas ainda não aconteceu muitas mudanças no peso. Algumas medidas diminuíram, de fato. Mas eu preciso de mais, maaaais...
São várias coisinhas pequenas que vão acumulando no dia a dia e que chega uma hora que vc começa a se sentir meio derrotada. Parece que nada acontece. Dá uma vontade de largar tudo, ligar o botão do foda-se! Foda-se a minha saúde, foda-se a estética imposta pela sociedade, foda-se para todos esses imbecis que querem te comer e ir embora. Foda-se maior ainda para todas as pessoas que querem que vc se encaixe em um perfil pré-determinado e que só existe de fato na cabeça delas, mas a gente acaba se enquadrando de uma maneira tão justa que não consegue ficar fora desse perfil.
Eu tava muito chateada mesmo com esse monte de coisas na minha cabeça quando recebi uma mensagem linda que me deu um motivo maior para não desistir nem desanimar das coisas que eu acho que são boas para mim - e não para agradar a alguém, mas para ME agradar.
Por hora estou aliviada e mais centrada em mim e nas minhas escolhas.
Espero que isso dure muito.

Cíntia

Às vezes passamos por momentos que nós mesmos nem sabemos o porque passamos. Às vezes temos vontade de largar tudo. Às vezes estamos revoltados, magoados, alegres, tristes... Mas de repente, sentimos algo dentro de nós que faz pensarmos bem sobre os nossos atos.
Mas cuidado, nunca desista, siga em frente! Saiba escutar. Sabendo ouvir, aprendemos a ter mais amor pela vida e principalmente em DEUS.
Você pode ficar sua vida inteira sem Deus, mas não morra sem Ele. Você pode enganar um ser humano, mas jamais enganará a Deus, Ele é o mais justo dos advogados. Entregue seus problemas a Ele e creia.  Tenha fé e, sobretudo, se puder, de coração."

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segunda-feira, 11 de abril de 2011

Museus para o chocolate

Oi gente! Hj eu trouxe alguns museus de dar água na boca...
Pelo mundo há museus dedicados a todo o tipo de coisa. E sobre o chocolate? Sim, há oito museus espalhados pelo planeta dedicados a essa deliciosa iguaria! Selecionei aqui alguns deles.


1) The Chocolate Museum (St. Stephens, Canadá)

Aberto em 1999, o museu conta a história dos irmãos fundadores da Ganong Bros. Ltd., a mais antiga fabricante de doces do Canadá, fundada em 1873. Além de equipamentos e caixas de chocolates antigos, estão disponíveis aos visitantes computadores com displays interativos e quantidade ilimitada de chocolates gratuitos (essa é a melhor parte, não é mesmo??).
As exposições são bilíngues (inglês e francês) e acessíveis a portadores de cadeiras de rodas.
Acesse o site aqui.


2) Choco-Story, The Chocolate Museum (Bruges, Bélgica)

Quase mil objetos remontam a história da origem e da evolução do chocolate, além de revelarem detalhes do processo de produção e das características típicas do produto na Bélgica.
O museu fica no prédio histórico Huis de Crone, erguido em 1490, e tem unidades em Paris e em Praga.
A visita termina com vídeo e degustação (eba!!) de chocolate. Acesse.


3) Cadbury World (Birmingham, Inglaterra)

Até 2009, 8,5 milhões de pessoas já tinham visitado o museu inglês criado pela empresa Cadbury. Inaugurado em 1990, foi projetado para tour interativo sem guia, cuja duração é de três horas. O amplo espaço tem jogos eletrônicos, painéis sensíveis ao toque, vídeos explicativos com efeitos especiais e 14 zonas com decoração cenográfica (foto). É preciso agendar a visita, e está disponível no site o mapa do visitante, com todas as atrações do Cadbury World.Veja o site clicando aqui.


4) Reino do Chocolate (Gramado, RS)

O passeio pelo museu de 1,6 mil metros quadrados inclui minifábrica de chocolate, "túnel do tempo" com ambientes que contam a história do doce, entre outras atrações interativas. A sala da pirâmide asteca (foto) reconstrói a crença daquele povo no Deus Quetzalcoatl, que teria dado a eles as primeiras sementes de cacau. O museu disponibiliza transporte gratuito do hotel até o local mediante reserva, e o ingresso de entrada, que custa R$ 5, pode ser usado para comprar chocolate na loja. Acesse o site.


5) Hershey's World (Pensilvânia, Estados Unidos)

O museu tem unidades em Nova York, Chicago, Shangai, Dubai e Singapura, mas o Hershey's World na Pensilvânia é o maior e mais antigo museu de chocolate da marca. O tour começa com a colheita do cacau, passa por diversos ambientes tematizados e interativos - alguns com carrinhos -, até chegar ao produto final da Hershey's. O visitante também pode fazer seu próprio chocolate com equipamentos de fábrica e opções variadas de recheios, além de desenhar a embalagem do produto e levá-lo para casa. Veja preços, mais atrações e horários de funcionamento no site da Hershey's. Site do museu aqui.


6) Imhoff Schokoladen Museum (Colônia, Alemanha)

Feito de vidro e metal, o prédio de 1993 foi projetado para parecer um navio ancorado à margem do Reno, próximo à parte antiga da cidade. O Schokoladen Museum, de 4.000 metros quadrados, é um dos 10 museus mais visitados da Alemanha. Na entrada, ele tem uma fonte de chocolate de três metros onde se pode mergulhar waffles e experimentar o doce quente derretido. Na jornada pelos 4.000 anos de chocolate, os turistas podem ver verdadeiras árvores de cacau e as máquinas da fábrica. Entre os destaques, há a exibição televisiva e em pôsteres da trajetória das propagandas de chocolate desde 1926.
Veja o site do museu aqui.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Arte que vem dos céus!

A chamada Aurora Boreal, no Pólo Norte, e Aurora Austral, no Pólo Sul, são fenômenos visuais observáveis de março a abril e de setembro a outubro. Estes espetáculos naturais de luzes coloridas e brilhantes ocorrem nas regiões de magnetismo mais intenso devido ao choque entre o vento solar e os átomos que constituem a nossa atmosfera. Podem ser vistas a olho nu no final da tarde e à noite também em países mais ao norte da Europa como na Finlândia e Noruega, ou ainda na Nova Zelândia e na Austrália. O fenômeno também é observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus.
Deixo aqui para o deleite de vcs, algumas imagens lindas de apreciar muitas e muitas vezes!!!


Beijos,
Cintia
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Fonte: Último Segundo

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O moderno e a antiguidade

Renascimento moderno, ou o Clacissismo em versão pop
Artes e ideias
Por Diana Ribeiro, em 3 abr 2011
Via: Obvious

Orlando Bloom, by PSHoudini.

O conhecido site de manipulação e transformação de imagens Worth 1000 apresenta uma nova galeria de fotografias inspirada na pintura renascentista. O desafio foi lançado para vários artistas digitais, com o objetivo de substituir os modelos da antiguidade por celebridades e personalidades da cultura popular atual.

"Modern Renaissance” é um dos projetos de Worth 1000. O site, mundialmente conhecido pela originalidade e ousadia com que apresenta as suas imagens, lançou há vários meses este desafio.

Com a ajuda do programa Photoshop, através do qual se podem realizar manipulações incríveis em qualquer fotografia, vários artistas foram desafiados a usar a imagem de uma celebridade atual em pinturas renascentistas. Ao todo, participaram mais de 60 profissionais, cujo trabalho final resultou numa reinvenção de famosos quadros entre o século XIII e XVII.


Penelope Cruz, by Mandrak.

 O movimento Renascentista, que surgiu na região da Toscana (Itália) e que pretendia recuperar a cultura e os ideais clássicos, trouxe não só a criação de extraordinárias obras de arte em várias áreas, como o desenvolvimento de novas técnicas e capacidades por parte dos artistas. Foi nesta época que se afirmaram pintores como Leonardo DaVinci, Rafael, Sandro Boticelli, Pierro della Francesca ou Michelangelo. E foi com algumas das suas mais famosas pinturas que, neste projeto, o moderno se juntou à antiguidade.

Aqui não há mistérios sobre quem será a verdadeira Mona Lisa: a atriz Demi Moore foi quem inspirou Mandrak nesta adaptação. “A dama do arminho”, ou melhor, Cecilia Gallerani, modelo do retrato de DaVinci, foi substituída por Amy Winehouse. Esta talvez seja uma das raras ocasiões em que vemos a cantora "tão composta".


George Clooney encarnou, pelas mãos de Kat Stevens, o retrato do Papa Inocêncio X, de Diego Velazquez (acima). Jennifer Love Hewitt tomou o lugar de Scarlett Johannson, que por sua vez já tinha sido no cinema a “Rapariga com brinco de pérola” de Vermmeer. O ator Jim Carey assumiu a figura central de “A criação de Adão”, de Michelangelo, e o cantor Jim Morrison a de “Cristo Abençoador”, de Rafael. Dê uma olhada no site, onde poderá ver muitas outras versões deste e de outros projetos sensacionais.


Johnny Deep, por Steve RS.

Keanu Reeves representa o Deus Baco -  tela originalmente pintada por Caravaggio.

Aqui, a Mona Lisa é Demi Moore. E ponto final.
No site, vc poderá ver outras celebridades devidamente aplicadas em famosas obras que valem uma espiada.  Silvester Stallone, Madonna, Ben Afleck, Bruce Willis, Angelina Jolie entre outros. Acesse aqui e divirta-se!!!!

Amy Winehouse encarna a "Dama com Arminho" de Leonardo daVinci.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Björk e sua arte

To aprendendo a ouvir e curtir esse som. É confuso, mas é bom.
Mas que ela não deixa de ser uma grande artista, isso é verdade!!!!
Cintia

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Björk é um exemplo de cantores que se preocupam com seus videoclipes não apenas como uma divulgação comercial, mas realmente como obras de arte. E no caso de "All is Full of Love", isso toma proporções literais.



"All is Full of Love" foi o último e mais popular single do álbum Homogenic. E mais confuso. Pra entender um pouco, vamos ao conceito de single. Antigamente, na época dos LPs, os artistas lançavam álbuns completos em LP (Long Play), compilações com menos músicas em EPs (Extended Play) e as músicas de trabalho, geralmente só as que as pessoas queriam adiquirir, em Singles. Eram como os compactos no Brasil, no Lado A a música original e um remix, e do Lado B (o famoso B-side) uma música que não tenha entrado no álbum mas que era boa demais pra se deixar de lado, além de um Acapella para os DJs.

Björk lançou o "All is Full of Love" com a Versão Original, e outros remix. Mas no CD Homogenic a música era um remix de Howie B. O original no single e o remix no álbum? É. Confuso? É? Mas lembre de que estamos falando da Björk. A versão original é usada no clipe, e diga-se de passagem, muito mais tocante que a do álbum.


Pois bem, a música fala de como o amor está presente ao redor e dentro de nós, mesmo que não o aceitemos ou não possamos enxergá-lo. Björk a compôs num passeio pelo jardim após uma forte chuva, quando ela lembrou das histórias Vikings. Mesmo após toda a guerra e catástrofe, tudo se enchia de amor. Pra transcrever todo o lirismo da música em linguagem audiovisual, Björk chamou Chris Cunningham, diretor de videoclipes, videoarte e comerciais.

Ao ouvir a faixa pela primeira vez, ele escreveu em um papel "Sexual, Leite, Porcelana Branca, Cirurgia". Segundo o diretor, ele colocou no clipe coisas que rondavam a adolescência, como robôs e pornografia. Björk concordou com a ideia imediatamente, pois havia chegado em Londres com um livro de Kama Sutra, servindo de referência para o clipe.


Tudo começa no escuro, com as luzes acendendo gradativamente. Numa mesa, um robô com o rosto da cantora está deitado, recebendo manutenção de braços robóticos. Enquanto canta, outro robô, idêntico, a acompanha na música.


No ponto alto, quando a música se torna cheia de sons não simétricos, caóticos e extremamente delicados, as duas começam a se beijar intensamente. Os sons de harpa se misturam com os ruídos industriais, construindo uma atmosfera dúbia: amor x artificialidade, harpas x ruídos, claro x escuro. Poesia jorrando entre efeitos hi-tech e a intensidade de Björk.


Para executar o clipe, Chris usou unicamente robôs em tamanho real (o clipe é de 1997). A cabeça da réplica foi desprezada. Gravaram Björk cantando na mesmpa posição das peças.


Com edição de vídeo e CGI, criaram a cabeça robótica e utilizaram somente a boca e os olhos da cantora.


Para os braços robóticos foram criadas animações 3D. Essa mistura de 2D com 3D, real e edição constroem ainda a linguagem dualista. Você não sabe definir exatamente o que é real ou não!


O video foi indicado a vários prêmios, incluindo o Grammy de melhor Curta. Ganhou o VMA. Para completar (o que disse sobre ser uma obra de arte) o clipe está em exposição permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York.

Outra polêmica foi o filme "Eu, Robô". Os andróides do filme, de 2004, são incrivelmente parecidos com os do clipe, de 1997. Chris Cunningham não se pronunciou sobre, mas todos comentaram a incrível semelhança. O site Low Culture fez um lado-a-lado das semelhanças:


O Amor e a poesia estão em todo lugar. Você consegue sentir?


Por: Julio - Metheoro.net
Link da postagem

terça-feira, 5 de abril de 2011

Cana Café Suor


O Centro de Cultura Fazenda da Posse juntamente com a Prefeitura de Barra Mansa através da Fundação de Cultura e o Sistema Firjan através do SESI Barra Mansa convidam para a exposição CANA CAFÉ SUOR no dia 06 de abril às 20h.

A exposição conta com a pesquisa e organização de Ana Ana Maria Bastos Seraphim, que apresenta aspectos relevantes da colonização do Vale do Paraíba Fluminense, fruto de muito trabalho, suor e ousadia dos pioneiros que se instalaram na região – fazendeiros, sitiantes, pequenos comerciantes e principalmente escravos, a força motriz desse grande empreendimento coletivo.

As imagens apresentadas na exposição são do século XIX, dos artistas: Jean-Baptiste Debret, Johann Moritz Rugendas, Christiano Jr., Victor Frond e Rafael Falco.

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"Cana Café Suor"
Onde: Centrio de Cultura Fazenda da Posse, Barra Mansa.
Quando: 06 de abril de 2011 - 20h (abertura)
Horário: de quarta a domingo, das 11h às 17h.
Quanto: grátis
Contato: (24) 3322 – 3855 / fazendadaposse@uol.com.br

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